A cada dois dias tentarei colocar um texto novo, para manter o interesse dos meus leitores e também algumas fotos para exemplificar alguns textos. Obrigada pelo apoio.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Fotografias de uma vida


Olho para a foto da minha filha em uma incrível posição de yoga, na Índia, no Monte Himalaia. Ao fundo, uma floresta de árvores altas e o céu azul. Perfeita harmonia entre ela e a natureza.
Sinto saudades dela e continuo a olhar as fotos. A criança sempre sorridente, rechonchuda, saudável e de bem com a vida. Sem traumas, birras ou manhas. Desfilando de batom vermelho e com meus sapatos altos. Na adolescência, era capoeirista: as apresentações, o berimbau, a ginga. Vestida de fada no aniversário de 23 anos. O curso de Direito na UFU (nunca exerceu a profissão), as fotos da formatura. Depois, fotos incríveis de inúmeras praias da Bahia, onde passa alguns meses por ano trabalhando, curtindo a praia, dançando forró e conhecendo pessoas. O trabalho como fotógrafa em Morro de São Paulo (fez curso de fotografia). A vida em sandálias havaianas, chapéu de praia, água de côco e sombra de coqueiro. Tomando banho de cachoeira na Chapada Diamantina. Fotografando cenas típicas da Bahia e casas de pau- a-pique. Na trilha das bromélias gigantes, com turistas em seu Land Rover, em Itacaré (trabalhava como guia turístico). As fotos das suas lojas de roupas indianas, em Trancoso e Barra Grande: cheias de luzes, espelhos, cores, aromas e alegria. Paz e alto astral. Roupas bordadas, incensos perfumados, estrelas dependuradas. Um sonho de verão. E também o seu ganha pão para ir vivendo a vida do jeito que gosta. O caminho se faz caminhando e o dela tem muitas estradas.
Na selva amazônica, na canoa com os índios (passou um mês por lá). Fotos do mundo todo. Na Espanha, no Caminho de Santiago: caminhou 800km em 40 dias. Fotografou vilas, caminhos floridos, igrejas, sinos, velas acesas, janelas abertas, nuvens, ninhos de pássaros, castelos. No caminho, aprendeu que precisamos de muito pouco para viver e que somos todos iguais. No Perú, em Cuzco, abraçada com crianças sorridentes, de carinhas sujas, gorros e mantas coloridas e em Machu Pichu, nas montanhas altíssimas, entre casas e muros de pedra. No México, na feira de frutas. Na Jamaica, deitada na rede da casinha de sapé. Na Tailândia, nas plantações de arroz. Na Indonésia, na ilha de Bali, na motoquinha. Nos Estados Unidos (passava lá três meses por ano), de avental vermelho, como caixa de restaurante. Depois, como babá do Mitchell e posteriormente, como babá do Jason, Olívia e Samantha, suas crianças queridas. Na Índia (onde faz cursos de yoga e compra roupas indianas), retratou em fotos maravilhosas o cotidiano das pessoas: indianos magrelos, de turbante, encantando serpentes; ruas apinhadas de gente, vendendo de tudo; vacas deitadas nas portas; multidões se banhando no Ganges. E em Dharamsala, onde vivem os refugiados do Tibet, fotografando o aniversário do Dalai Lama.
Os 33 anos de vida da minha filha são cheios de emoções, aventuras e coragem de enfrentar situações inusitadas. Agora está construindo uma casa grande, com cobertura de piaçava, na Península de Maraú, BA. Pretende, junto com a comunidade local, montar uma escola para as crianças pobres da Bahia. Ensinar capoeira, yoga, espanhol, inglês. Ensinar que a felicidade é possível e está onde a colocamos. Quem sabe, um dia eu vou lá ajudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário