A cada dois dias tentarei colocar um texto novo, para manter o interesse dos meus leitores e também algumas fotos para exemplificar alguns textos. Obrigada pelo apoio.

sexta-feira, 17 de novembro de 2023

Paixões sertanejas


                                       

            Não entendo muito de música (gostaria) e o sertanejo não é meu gênero musical predileto.  Mas  não há como negar que as letras das músicas sertanejas são demais:  criativas,  singelas, originais, nostálgicas. Algumas muito divertidas, outras de muita sabedoria, outras cantando as belezas da natureza, outras tratando dos relacionamentos amorosos. Essas últimas são as mais interessantes, tem paixão pra todo gosto.

            Por exemplo, há um grupo de músicas sertanejas em que o apaixonado está bem com sua amada e ela é tudo pra ele.  Como Zezé de Camargo e Luciano cantando "eu não vou negar que sou louco por você, meu doce mel, meu pedacinho do céu, minha doce amada, minha alegria". E esse amor pode ser bastante  fogoso, como cantam Christian e Ralf: "esse amor molhado faz tudo acontecer, você me deixa atiçado, pra te mais prazer, eu cubro com espumas o teu corpo nú". Ou Gian e Giovani: "se a gente se ama, porque não se enrosca, s'imbora, vamos lá pra cama, estamos no clima". Ou Bruno e Marrone, em  "24 h de amor": "e de repente vi você sair com a toalha no seu corpo e se agarrar a mim como nos velhos tempos de um amor tão louco" . Também Chitãozinho e Xororó exaltam esse amor ardente: " minha amada amante, você me enlaça, me enrosca, me amassa, me atiça, me inflama, me abraça e me ama". E tem alguns que ficam juntos, mas sempre brigando: "entre tapas e beijos, morro de amor por ela, eu sou dela e ela é minha, é ódio e desejo, eu saio pra fora, ela me chama pra trás", como cantado por Leonardo. Ah, e tem músicas que o amado faz de tudo pra ficar com a amada. Felipe e Falcão cantam assim: "deixa eu te amar por favor, você pode impor o seu jeito de amar que eu aceito". E Teodoro e Sampaio: "quero alugar uma casa pra poder morar com ela, dizem que ela não presta, não me interessa, eu só gosto dela."

            Em outro grupo, classifiquei as músicas nas quais os dois amantes não estão mais juntos. Alguns ainda têm esperança,  como o Roupa Nova cantando: " volta pra mim, eu te amo e vou gritar pra todo mundo ouvir, sou menino e seu amor é que me faz crescer, esta paixão é meu mundo ". Zezé de Camargo e Luciano também : "aonde você foi parar, aonde a vida te levou, quando você vai voltar, pra ser de novo o meu amor?"  Mas há aqueles que sofrem muito e se apegam a pequenas coisas da amada, que já era, coitados.  Como Chitãozinho e Xororó : "um fio de cabelo no meu paletó, aquele fio de cabelo comprido já esteve grudado no nosso suor'".  E  Teodoro e Sampaio : "meu bem, eu queria que você voltasse, ao menos para buscar uns objetos que você não levou, um batom usado, um vestido velho, o vestido de seda que não tem mais valor". Tentam esquecer a amada, mas não conseguem . João Mineiro e Marciano cantam assim: " se eu não puder te esquecer, mando avisar que o velho amor acordou, esquecer é difícil demais, ninguém é capaz, se amou um pouquinho". Alguns reagem e entram em fúria : "esqueça o meu telefone e não ligue mais porque estou cansado de ser remédio para curar o seu tédio; decidi o meu telefone  cortar, telefone mudo não pode falar" , como na música do Trio Parada Dura . Outros partem para o xingamento: " você abusou demais, já não temos condições de continuar, vá pro inferno com seu amor, você não me amou", do Chitãozinho e Xororó. E tem aquele que chega ao extremo: mata a amada , vai pra prisão  e fica  conversando com o ipê florido que vê atrás das grades: "ela me abraçava, depois me traía, por isso a matei; agora minhas noites não têm aurora" , como cantado  por Liu e Léo.

            Nesse mesmo grupo da separação , tem amante abandonado que parte pra bebedeira. Como Teodoro e Sampaio: " antes de perder você eu não chorava e não sofria, agora bebo e sou fumante, se não conseguir esquecer, amanhã bebo de novo." E Jorge e Mateus : "oh, vida amargurada, oh, que saudades dela, não aguento mais, vou lá na vendinha, vou tomar um pingão". Na música "Boate Azul", o amado entristecido vai procurar outro amor para esquecer o que perdeu, mas se embriaga: "eu bebi demais e não consigo lembrar sequer qual o nome daquela mulher"  Já outros ficam sonhando em banco de praça, como na música de Bruno e Marrone:  "seu guarda, eu não sou vagabundo, eu não sou delinquente, sou um cara carente, eu dormi na praça pensando nela." Ou sonham em casa mesmo: "minhas lágrimas molharam a fronha do meu travesseiro, amor como é triste acordar e não te ver", de Milionário e José Rico. E tem aqueles que deixam claro que nunca, nunca mesmo, vão esquecer a amada: "você me pede na carta que eu desapareça, posso fazer sua vontade, mas esquecer é tempo perdido, ainda ontem chorei de saudades", de João Mineiro e Marciano .

E o ciúme, meu Deus? Tem muitos ciumentos sofredores. Como na música de Almir Rogério: "meu Deus do céu, diga que isso é mentira, se for verdade esclareça por favor, daí a pouco eu mesmo vi o fuscão, e os dois juntos se desmanchando de amor". E o Trio Parada Dura : "esta é a última vez que lhe vejo, não vou nem lhe pedir um beijo, não precisa virar o rosto , sei que no seu coração tem outro" .

            No último grupo, tem as músicas divertidas. Por exemplo, quando o amado "tá nem aí" para o que as pessoas pensam: "tô de namoro com uma moça solteirona, os parentes criticando, não me interessa se ela é coroa, panela velha é que faz comida boa", do Sérgio Reis. Também tem aqueles que contam vantagem , como Gino e Geno: "mulher bonita e gostosa, nóis ganha é de montão, de bobo nóis não tem nada, só a cara de coitado, nóis é bravo e bom de cama, nóis se finge de leitão, pra poder mamar deitado."

            Bem, depois dessa, vou parando por aqui. Mas que os amores e desamores retratados nas músicas sertanejas dariam um livro bem grosso, lá isso daria.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário