A cada dois dias tentarei colocar um texto novo, para manter o interesse dos meus leitores e também algumas fotos para exemplificar alguns textos. Obrigada pelo apoio.

segunda-feira, 16 de março de 2015

As cores do Brasil

Eu, de blusa de bolinhas, na passeata

Pessoas enroladas na bandeira

Crianças na passeata
         Eu estava lá, na manifestação do dia 15 de março, na passeata que saiu da praça Tubal Vilela e percorreu o centro da cidade, debaixo de uma chuvinha fina. Foi emocionante. A bandeira do Brasil enrolada nas pessoas ou carregada no alto. Tudo verde e amarelo: os balões, as camisas, os panos enrolados na cabeça, os chapéus de todo tipo, as faixas, os enfeites nos carrinhos de bebê (com bebês dentro); as caras, cabelos e carecas pintados de verde, amarelo e azul. O vermelho, apenas no nariz de palhaço que muitos usavam. Algumas pessoas batendo panelas, outras se oferecendo para pintar o rosto de quem queria, outras com espírito de liderança organizando os gritos de guerra. Pessoas idosas de mãos dadas, com camisas escritas "corrupção nunca mais".
       A passeata teve início com o refrão: "Dilma vai embora, o Brasil não quer você! Aproveita e leva o Lula, e a quadrilha do PT". O Hino Nacional foi cantado no inicio, durante e no final da passeata. Pessoas nas calçadas olhando e também cantando o hino. Pessoas nas janelas dos prédios estendendo panos e bandeiras e a multidão gritando pra eles: "vem pra rua, vem pra rua". Pessoas cantando e dançando ao som de uma bateria bem animada " sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor". Durante todo o trajeto, gritos em uníssono de " fora PT", "fora Dilma", "fora Lula',  "1,2,3 petista no xadrez", "Lula cachaceiro devolve o meu dinheiro", "PT nunca mais", "eu vim de graça", "jamais será vermelha a minha bandeira".
      Também havia cartazes e faixas com dizeres variados e muitas bandeiras amarelas escritas "Basta de corrupção".  No caminhão de som, que foi andando devagar na frente da passeata, quatro faixas: "Renuncia Dilma, você não nos representa"; "Queremos nosso Brasil de volta"; "Verás que um filho teu não foge à luta" e "Fora Dilma e leva o PT junto". Cartazes escritos "Cadê a OAB?", "Muda Brasil", "Agora não é por 20 centavos, é pelos 88 bilhões roubados", "Dilma tem que ser investigada". E um muito criativo: "A culpa é das estrelas", todo enfeitado com estrelinhas vermelhas.
    Foi uma manifestação pacífica e patriótica, verde e amarela (e com um pouco de azul). Contra a corrupção, a desonestidade, a impunidade, a roubalheira, os abusos de poder,a falta de caráter, o incentivo ao crime, o desestímulo  a  honestidade e  a produtividade, o estímulo a ociosidade e outros, que tanto envergonham e revoltam a nós, brasileiros.
     Lembrei-me de uma redação que circula na internet. Foi escrita por uma adolescente de 14 anos e foi premiada.  Transcrevo  aqui parte da redação: "certa noite, ao entrar em minha  sala de aula, vi num mapa mundi o nosso Brasil chorar.  "- O que houve, meu Brasil brasileiro?", perguntei-lhe.  E ele, espreguiçando-se em seu berço esplêndido, esparramado e verdejante sobre a América do Sul, respondeu chorando, com suas lágrimas amazônicas:  "-Estou sofrendo...Vejam o que estão fazendo comigo...Meu povo era heroico e os seus brados retumbantes. O sol da liberdade era mais fúlgido e brilhava no céu a todo instante. Eu era a Pátria amada, idolatrada...Havia paz no futuro e glórias no passado. Nenhum filho fugia à luta. Eu era gigante pela própria natureza, que hoje devastam e queimam , sem nenhum homem de coragem que, às margens de algum riachinho, tenha coragem de gritar mais alto para libertar-me desses novos tiranos que ousam roubar o verde louro da minha flâmula"
       Vamos então ser pessoas de coragem e ajudar o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário